BLOG

Festa do Pijama passo a passo

06 de março / 2017

 

Neste post você vai saber como programar uma festa do pijama de sucesso!

Vamos fazer uma lista passo a passo para que o sonho das crianças não se torne o pesadelo dos pais!

 


1. Escolhendo o local da festa

Festas do pijama normalmente são feitas em casa, as crianças adoram receber os amigos em sua própria casa.

 A Coruja de Pijama vai te ajudar a transformar o seu espaço.

Montamos cabaninhas com colchões, travesseiros, lençóis, mantinhas e todo o material necessário para que as crianças tenham um espaço confortável e encantador para passar a noite. Dependendo do número de crianças convidadas podem-se montar as cabaninhas na sala de estar ou sala de TV. Normalmente é necessário modificar a posição dos móveis para que seja possível a montagem das mini tendas.



Se a sua sala não comporta as cabanas, não se preocupe, entre em contato que podemos ajudar a criar uma montagem encantadora utilizando apenas colchões e travesseiros.



 

2. Quem convidar?



Normalmente a preocupação das mamães e papais na hora de escolher os convidados é saber se as crianças já serão capazes de dormir a noite toda longe dos pais.



A partir de 7 anos de idade, em geral, as crianças já estão mais independentes. Além de já conseguirem dormir sozinhas, também já conseguem comer e ir ao banheiro de forma bastante independente. É claro que existem exceções, muitas crianças conquistam independência mais cedo. Vale observar o perfil das crianças convidadas mas, a dica é a seguinte: quanto mais novas as crianças, menor deve ser o número de convidados.



Para crianças de até 7 anos sugerimos de 6 a 8 convidados.


No caso das crianças de 8 a 10 anos, o ideal é que sejam convidados 10 a 12 amigos.


A partir dos 10 anos as crianças são bastante independentes, ficando o limite de convidados definido pelo tamanho do espaço disponível para recebe-los!



Uma idéia legal para as crianças menores, que ficam loucas para participarem de uma festa do pijama, mas ainda não conseguem dormir sozinhas é marcar um horário para os pais buscarem, já de pijama, para dormir em casa. Para uma criança pequena, chegar em casa depois das 11hs já é uma enorme diversão!



 

3. Definindo a data e o horário da festa



Em geral, os dias ideais para a festa do pijama são nos finais de semana. Desta forma, fica mais fácil para os pais que não tem que se preocupar com horário de trabalho. Mas nada impede, se os pais tiverem disponibilidade, de realizar este tipo de festa durante a semana. As crianças adoram, por exemplo, sair juntas da escola e irem direto para a festa.



Para crianças maiores sugerimos que a festa do pijama inicie às 19h. Como a meninada costumam demorar para dormir, terão bastante tempo para brincar antes de pegar no sono.



Já para as crianças menores, o ideal é convidar para as 17h. Assim, terão tempo de se divertir antes do sono chegar ou dos pais buscarem.

 

4. Comidinhas



Para a festa do pijama o cardápio não precisa ser complicado, o ideal mesmo é fazer as comidinhas tradicionais que toda criança gosta.



Mini sanduíches, cachorro-quente, salgadinhos e pão de queijo são ótimas opções.



Pizza é uma opção que normalmente não tem erro. Uma ótima dica é preparar as pizzas juntamente com as crianças, desta forma cada uma escolhe os ingredientes de sua preferencia.



Você também pode contratar o pacote “Mini Chefes” da Coruja de Pijama. É diversão para as crianças e uma comodidade a mais para os pais: um Chef de cozinha vai até a sua casa e prepara, junto com as crianças, duas receitinhas, uma doce e uma salgada. E o melhor, quando a aula de culinária termina, os pequenos vão se deliciar com as gostosuras que aprenderam a fazer!



Se a festa do pijama fizer parte da comemoração de aniversário não podem faltar bolo e docinhos! A Coruja de Pijama tem disponíveis para locação alguns “Kits de mesa do bolo” que podem te ajudar a montar uma linda mesa! Como as festas do pijama normalmente tem um número de convidados bem menor do que de uma festa tradicional, não há necessidade de um bolo muito grande, nem de muitos docinhos.



Mais uma dica importante, tenha sempre algum lanchinho para o caso de bater uma fome de madrugada! Pipoca é uma opção fácil e que pode resolver este tipo de problema!

Para o café da manhã, valem os tradicionais café, leite e suco, além de bolos, biscoitos, frutas e cereais matinais. E se você for uma mamãe ou um papai que adora cozinhar, pode fazer um mini buffet de panquecas ou waflle, sucesso garantido!



É muito importante se informar sobre alergias e restrições alimentares das crianças convidadas. Desta forma fica mais fácil adequar o cardápio com antecedência e evitar surpresas desagradáveis na hora da festa.


 

5. Programando a diversão



Fazer uma programação das atividades para as crianças durante sua estadia é algo essencial. Manter as crianças ocupadas é a melhor forma de solucionar eventuais problemas de indisciplina. Com uma programação divertida e adequada ao perfil das crianças convidadas você terá um ambiente tranquilo e muito interessante.



Pensando em ajudar aos pais nesta tarefa, a Coruja de Pijama criou alguns kits que vão encantar as crianças! Em nosso site você encontra opções de kit com atividades para as crianças e também contamos com pacotes de atividades que um profissional vai até a sua casa ajudar nesta tarefa de entreter e brincar com as crianças.



6. Na hora de dormir



Por volta de uma hora antes do horário que os pais pretendem colocar as crianças para dormir é importante propor atividades mais calmas.

Dependendo do perfil e da idades das crianças pode-se propor que se faça uma roda para contar histórias ou preparar o ambiente para que os pequenos assistam um filme. É interessante que neste momento o ambiente já esteja com a iluminação reduzida, isto vai ajudar a acalmar as crianças. Manter o volume do som mais reduzido também tranquiliza o ambiente.



7. Para ter um sono tranquilo (este é para os pais, claro!)



Os pais devem estar preparados para para lidar com pequenos problemas que são comuns, principalmente quando se trata de crianças menores. Podem ocorrer situações como: medo de escuro, saudade dos pais e até mesmo molhar a cama de madrugada.



Sugerimos uma conversa antecipada com os pais das crianças convidadas. É importante saber sobre os possíveis medos e inseguranças, além de se informar sobre necessidade de alguma medicação ou restrição alimentar.



Ter a mão os telefones dos pais é de grande ajuda caso ocorra algum imprevisto. Não hesite em ligar para os pais da criança caso haja necessidade de usar algum medicamento.



Para que as crianças fiquem mais tranquilas o ideal é manter o ambiente com alguma iluminação. Nunca deixe o ambiente totalmente escuro, as crianças podem se assustar durante a noite e ficar inseguras caso não consigam reconhecer o ambiente ou, por exemplo, não consigam encontrar o caminho do banheiro.

Preparamos um kit que também pode ajudar os pequenos a lidarem com o escuro. No “Kit Brincando no Escuro” as crianças terão suas próprias lanterninhas e luzinha e poderão usá-las no meio da noite também.


 

E por último, relaxe e aproveite!

Festa do Pijama é um pouco trabalhosa sim, mas sem dúvida, é uma delícia! Certamente as crianças guardarão na memória os momentos maravilhosos que passarão com os amigos!

E conte com a ajuda da Coruja de Pijama para que este dia seja inesquecível!

Esperamos ter esclarecido as duvidas e ter ajudado com o conteúdo deste post. Caso tenham alguma questão é só entrar em contato, teremos um grande prazer em poder ajudar!

 

Um abraço e até a próxima!

Chris Nicácio

COMPARTILHE: